terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Produtividade

Neste final de ano algumas organizações perderam a vergonha. Não bastavam as críticas ao aumento do salário mínimo em vinte cinco euros (como se esta importância fosse decisiva na viabilidade das empresas) como agora pretendem uma redução do número de feriados (em época de desemprego record).
Raramente se ouve falar da baixa produtividade e das responsabilidades que podem ser atribuidas a cada um.
Deixo espaço ao comentário.

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Feliz Natal

A todos os leitores deste blogue votos de Feliz Natal.

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Centro para Deficientes Profundos em Borba

O Presidente da União das Misericórdias confirmou ao Jornal da Madeira a construção deste centro em Borba, num "investimento de quatro milhões de euros, incluindo o equipamento".

http://ultimahora.jornaldamadeira.pt/index.php?/pt/noticias/200912225973/noticias/nacional/uniao-das-misericordias-avanca-em-2010-com-centro-em-borba-para-deficientes-profundos.html

"Manuel Lemos salientou a colaboração do Centro Distrital de Évora do Instituto da Segurança Social e da Câmara Municipal de Borba, no desenvolvimento deste projecto, e espera também o apoio da Santa Casa da Misericórdia de Borba."

Saliento o termo "espera"...

Então digam voçês!!!!!!!!

Não sei o que se passa com alguns dos meus leitores. Qualquer que seja o tema proposto os comentários são sempre os mesmos. Como não utilizam a possibilidade usar pseudónimo poderão ser mais dos que dois (ou um) pelo que deixo o espaço à disposição destes comentadores para dizerem o que quiserem.
Certamente o tema vai ser o Tesoureiro da Santa Casa e quem é o moderador deste blogue.
É Natal e esta é a minha prenda para estes leitores.

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Prendas de Natal


Estamos no Natal! Época de paz. Proponho que se faça aqui uma troca de presentes.

A minha primeira prenda virtual é um cesto de diospiros madurinhos.
A todos um FELIZ NATAL.

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

E-mail do diospiro

O e-mail do diospiro é um e-mail virtual. Serviu apenas para criar o blogue. Como não existe moderação de comentários nunca me preocupei em verificar se lá havia alguma coisa.
Hoje quando o abri (parece que se estiver algum tempo sem ser verificado pode ser cancelado) deparei com algumas mensagens (daqui para a frente vou ter mais atenção...).
Para além do spam habitual e algumas mensagens de leitores, também lá estavam dois mails dum bloguer da "nossa praça". O primeiro bastante cordial, convidando-me inclusivé a comentar no seu blogue, desde que identificado previamente e com a possibilidade de utilização de peudónimo. O segundo, já meio zangado, pensando que nuns comentários a um anónimo, eu me estava a referir a ele.
Quero deixar algumas coisas bem claras:
Não tenho rigorosamente nada contra o referido blogue ou o seu blogmaster.
Não concordo com a alteração que fez à sua "linha editorial" mas também não tenho nada com isso.
Estou completamente em desacordo com a existência de moderação de comentários em que alguns (e só alguns) podem usar pseudónimo.
Não me preocupo com a identidade de nenhum comentador. Mas já me "chateia" muito virem tentar "controlar" os outros.
Vou continuar a fazer referência a qualquer notícia ou blogue sempre que me apeteça. Mesmo que me chamem sombra.

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

PCP

Alguém sabe qual foi o "balanço das eleições 2009" realizado no "Plenário de Militantes" do PCP, realizado em 11 de Dezembro?
É que no site da CDU não há qualquer divulgação. No entanto têm Ary dos Santos:

Fecham-se os dedos donde corre a esperança,
Toldam-se os olhos donde corre a vida.
Porquê esperar, porquê, se não se alcança
Mais do que a angústia que nos é devida?

Antes aproveitar a nossa herança
De intenções e palavras proibidas.
Antes rirmos do anjo, cuja lança
Nos expulsa da terra prometida.

Antes sofrer a raiva e o sarcasmo,
Antes o olhar que peca, a mão que rouba,
O gesto que estrangula, a voz que grita.

Antes viver do que morrer no pasmo
Do nada que nos surge e nos devora,
Do monstro que inventámos e nos fita.

José Carlos Ary dos Santos

Devido a alguns comentários que recebi, fica também a questão:
E o PSD? E o PS? E até o BE? Será que alguém ouviu falar de balanços das autárquicas?



Presépio

Estamos em tempo de festividades e o presépio está montado em Borba (lá vou outra vez ser apelidado de sombra). Proponho que o comentador que me está sempre a falar da Santa Casa monte um observatório na cabana do Menino Jesus.
Como a "companhia de Jesus" já está completa, sugiro que uma das figuras seja deslocada para outro local para lhe deixar algum espaço de trabalho. Provavelmente não se vai notar a diferença no presépio.

Estamos de volta!



Infelizmente acabaram-se as férias.
Neste curto espaço de tempo alguma coisa aconteceu.
A mais significativa, para mim, é a eleição do Presidente da Câmara Municipal de Borba para Presidente da Associação de Municípios do Distrito de Évora (Lá vai o Alto da Praça chamar-me novamente "Sombra").
Depois da elevação a cidade, Ângelo de Sá continua a manter Borba em posição de destaque.

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Palhaços e inimputáveis

A deputada Maria José Nogueira Pinto perdeu as "estribeiras" na comissão de Saúde. “Tenho estado a interrogar-me quem é este palhaço que apareceu aqui na comissão. Deve ter sido eleito para nos animar", referindo-se ao deputado Ricardo Gonçalves.
Alertada para os termos que utilizava ainda questionou “E esquizofrénico é?”.
Com os deputados com os nervos em franja e o governo e a oposição em guerra aberta estou com algum receio que me venham pedir ajuda pelo que vou tirar umas merecidas (digo eu) miniférias.
Ao anónimo mal disposto que por aqui ronda peço que reflicta sobre o que se passa na Assembleia da República com os deputados da provincia e que não se candidate.

Borba Jovem a votos


A associação Borba Jovem elege os novos orgãos sociais no próximo dia 3 de Janeiro de 2010 ( e não de 2009 como por lapso faz referência no seu Blogue). O periodo para entrega de listas concorrentes termina em 27 de Dezembro.

As eleições serão realizadas por voto secreto, funcionando a "assembleia eleitoral" entre as 16 e as 20 horas.

Boa lição de democracia eleitoral desta associação de jovens que já tem quase 11 aninhos.

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Viola a 4 mãos

Partilho este video "velhinho" mas interessante.

Nossa Senhora da Conceição


Nossa Senhora da Conceição, coroada por D. João IV e por alvará régio de 25 de Março de 1646, como Rainha e Padroeira do Reino, e assim designada, pelo facto de Portugal ter sobrevivido, como país independente, às guerras napoleónicas que tinham assolado o país e a Europa e para distinguir aqueles que se esforçaram pela autonomia portuguesa (casarealportuguesa.org)
Com tantas festas e festivais que as autarquias "inventam", aqui poderia estar um tema de alcance nacional para Vila Viçosa aproveitar.

sábado, 5 de dezembro de 2009

Aos leitores

Deixo o pedido para que aos comentários anónimos seja associado um pseudónimo. Assim poderei trocar opiniões sabendo se estou a "falar" com a mesma pessoa. Caso contrário só poderei pensar que se trata de pessoas diferentes e as respostas poderão não fazer sentido.

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Nova Viatura para a GNR de Borba

Segundo o Notícias Alentejo, as forças de segurança do Distrito (GNR e PSP) irão ter 18 novas viaturas a distribuir pelos concelhos de Alandroal, Borba, Estremoz, Évora, Mourão, Portel, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Viana do Alentejo e Vila Viçosa, "no âmbito dos Contratos Locais de Segurança firmados em 27 de Abril".
Aguardamos para ver a nova "máquina" em Borba.
http://iris.cpidt.pt/publishing20/do?com=DS;5668943809;111;+PAGE(2010002)+K-NOTICIA(19340)+K-CATEGORIA(27);

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Eleições na Misericórdia?!

Experimentem entrar no sapo.pt, ir a local, colocar o concelho de borba e depois entrem no icone blogues (ou http://services.sapo.pt/RSS/Feed/local/borba/blogs).
O quarto tópico tem o título "Eleições na Misericórdia - Asilo do PS ou Refúgio do PSD?". Fui logo ver do que se tratava. Ainda necessitei de alguns segundos para perceber que estavam a falar de Lagos!
E esta, ao que parece, "já está falida, sem pessoal qualificado nem básicas condições de saúde, segurança e higiene para os utentes".

Onde andarão as nossas estátuas?

Notícia do DN http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/Interior.aspx?content_id=1436298, faz referência ao que se pensa ser uma rede de crime organizado, com ligações ao estrangeiro.

Estes bandidos podiam ter levado a azeitoneira, o pastor com o cão, o bombeiro, o trabalhador das pedreira, o coração ou até o intestino grosso. Mas não, levaram as estátuas da Fonte das Bicas.
Enfim, ladrões que não perecebem nada de arte...

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Eleições

Assente a poeira sobre as eleições na Misericórdia de Borba, refiro que mais uma vez se confirmou o chavão que as eleições perdem-se, não se ganham.
Quero dizer com isto que quem está no poder parte sempre em grande vantagem e só com "erros de palmatória" perde uma eleição.